ISM apresenta relatório de atividades do semestre ao Fórum de Consulta e Coordenação Política (FCCP)

30 nov

A Diretora Executiva do Instituto Social MERCOSUL, Mariana Penadés, participou nesta quarta-feira, 30 de novembro, de Reunião do Fórum de Consulta e Coordenação Política do MERCOSUL (FCCP), em Montevidéu, Uruguai. A Reunião foi presidida pelo Coordenador Nacional do Uruguai, Emb. Ricardo González Arena, e o Coordenador Nacional Suplente, Emb. Luis Bermudez, na Presidência Pro Tempore do Uruguai. Também estiveram presentes delegações dos Estados Partes e Instituto Social MERCOSUL e do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos.

Penadés agradeceu o espaço de intercâmbio e apresentou um balanço das atividades que vêm sendo realizadas pelo Instituto Social MERCOSUL, além de suas propostas de trabalho.

Mencionou que o Instituto Social MERCOSUL (ISM) é um órgão de pesquisa técnica no campo das políticas sociais do MERCOSUL, e que seu objetivo é que a dimensão social da integração se torne uma realidade em cada cidadão do bloco, contribuindo para que os Estados Partes, especialmente tomadores de decisão, com contribuições e análises.

Ela destacou que o ISM pode oferecer produtos como a coordenação e execução de pesquisas sobre políticas sociais, diagnósticos e análises de políticas sociais comparadas, cursos de capacitação, especialmente para funcionários públicos, atividades de intercâmbio e incidência pública e política.

Mencionou atividades realizadas neste semestre, sob a Presidência Pro Tempore do MERCOSUL do Uruguai, como um webinario sobre o empoderamento econômico da mulher, curso e Seminário Internacional “MERCOSUL Social e Agenda 2030: Repensar as políticas públicas para não deixar ninguém para trás”, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social do Uruguai, o Instituto MERCOSUL Social, o Fundo de População das Nações Unidas e a Organização Internacional para as Migrações, e o Seminário Internacional “Transferências Monetárias e Arquiteturas Digitais para a Proteção Social”, organizado por MIDES e ISM.

Além disso, as atividades e publicações realizadas nas regiões fronteiriças do MERCOSUL, no âmbito do projeto “Juventudes e Fronteiras no MERCOSUL”, o estudo vinculado às respostas governamentais em Proteção Social em tempos de pandemia e produtos da campanha Dimensão Social de Integração.