ISM participa de reuniões técnicas e apresenta informe de atividades ao Conselho Diretivo

23 mar

ISM participa de reuniões técnicas e apresenta informe de atividades ao Conselho Diretivo

Nesta quarta-feira, 23 representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai reuniram-se com a equipe do Instituto Social MERCOSUL para avaliar a situação dos projetos ISM, situação financeira, agenda semestral e Programa de Trabalho da Reunião de Ministros e Autoridades de Desenvolvimento MERCOSUL Social (RMADS).


Durante a manhã ocorreu a XXXIX Reunião do Conselho do Instituto Social do MERCOSUL; À tarde, a XLVI Reunião do Grupo Técnico RMADS e a XX Reunião Técnica da Comissão de Coordenação de Assuntos Sociais do MERCOSUL (RT-CCMASM). As três atividades foram presididas pelo Ministério de Desenvolvimento Social do Paraguai, no âmbito da Presidência Pro Tempore do MERCOSUL. Das reuniões participaram representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social do Paraguai, Argentina e Uruguai, da Cidadania, do Brasil, e do Fórum de Consulta e Coordenação Política (FCCP), membros suplentes do Conselho.


Na Reunião do Conselho, foi apresentado um relatório da Reunião de Pontos Focais de Pesquisa, com diretrizes para atividades e novas pesquisas que poderão ser realizadas pelo ISM em conjunto com Ministérios, e informes sobre projetos coordenados pelo Instituto, como “MERCOSUL Social”, com o Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL, “Juventudes e Fronteiras no MERCOSUL”, com o Fundo de População das Nações Unidas, e “Cooperação Transfronteiriça no campo da saúde com ênfase na facilitação da mobilidade de pacientes”, com o Programa de União Europeia para a Coesão Social na América Latina. Foi ainda apresentado um relatório sobre a situação financeira e administrativa da organização e a proposta de trabalho de comunicação para o ano.


Na reunião do GT-RMADS foi analisada a proposta do Programa de Trabalho RMADS, com atuação em quatro áreas de execução: Fortalecimento dos sistemas nacionais de proteção social e desenvolvimento; Promoção da inclusão de jovens; Sistema de Inovação e Informação Social; Políticas públicas implementadas durante a pandemia.


Na reunião do GT-CCMASM foi analisada a proposta de um seminário que pudesse refletir sobre a dimensão social e cidadã da integração, a partir da troca de experiências em proteção social, e outros âmbitos sociais, além de projetos e insumos do ISM, Ministérios e FCCP.