Ministério do Desenvolvimento Social e Instituto Social do MERCOSUL coordenam ações para o semestre

14 mar

Ministério do Desenvolvimento Social e Instituto Social do MERCOSUL coordenam ações para o semestre

Nesta segunda-feira, 14, o vice-ministro de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Cayo Cáceres, e a equipe do Ministério se reuniram com a equipe do Instituto Social do MERCOSUL (ISM) na sede da instituição, coordenando as ações do semestre no âmbito do âmbito da Presidência Pro Tempore do Paraguai no MERCOSUL.


O diretor executivo interino do ISM, Victor Lezcano, agradeceu a presença de todos e mencionou a importância da agenda do semestre. Comentou que o ISM continuará executando as atividades do projeto “MERCOSUL social” financiado pelo Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) e mencionou que o foco temático do semestre é a proteção social. A agenda do PPTP inclui, entre outras atividades, seminários, curso e trabalhos de pesquisa.

 

O vice-ministro Cáceres destacou a importância estratégica do órgão na articulação de ações em torno às políticas sociais regionais. “Trata-se de um importante âmbito intergovernamental, de articulação, com o qual se pode avançar na abordagem de questões sociais que consideramos relevantes para nossa população e para a região, como a agricultura familiar, o empoderamento das mulheres e a economia solidária”.


Lezcano apresentou a trajetória do órgão no Paraguai e destacou a importância do trabalho técnico do ISM com a pesquisa social produzida, a Escola de Governo de Políticas Sociais e o acompanhamento do Plano Estratégico de Ação Social (PEAS). Comentou também sobre a articulação nos últimos anos com outros ministérios governamentais, universidades e instituições internacionais, especialmente na área de fronteira e proteção social.


Participaram da reunião, por parte do MDS, além do vice-ministro, a diretora de Desenho e Planejamento, Laura Barrios, a diretora de Pesquisa e Difusão, Cinthia Paola Arrúa, a chefe de Relações Internacionais, Fátima Mendez, e a chefe de Estudos e Difusão, Revela Chavez. Pelo ISM estiveram presentes, além do diretor interino, o chefe de Comunicação, Renan Xavier, e a técnica de Pesquisa, Carmen García.


Este lunes 14, el viceministro de Políticas Sociales del Ministerio de Desarrollo Social (MDS), Cayo Cáceres, y el equipo del Ministerio estuvieron reunidos con el equipo del Instituto Social del MERCOSUR (ISM) en la sede de la institución coordinando las acciones para el semestre en el marco de la Presidencia Pro Tempore de Paraguay.


El director ejecutivo interino del ISM, Victor Lezcano, agradeció la presencia de todos y mencionó la importancia de la agenda del semestre. Comentó que el ISM seguirá ejecutando actividades del proyecto “MERCOSUR social” financiadas por el Fondo de Convergencia Estructural del MERCOSUR (FOCEM) y mencionó que el foco temático del semestre es en la protección social. La agenda de la PPTP incluye, entre otras actividades, seminarios, diplomado e trabajos de investigación.

 

El viceministro Cáceres destacó la importancia estratégica del órgano en coordinar actividades en torno a las políticas sociales regionales. “Este es un ámbito intergubernamental importante, de articulación, con lo cual se puede avanzar en tratar temas sociales que consideramos relevantes a nuestra población y a la región, como la agricultura familiar, el empoderamiento de las mujeres y la economía solidaria”.

 

Lezcano presentó la trayectoria del órgano en Paraguay y destacó la importancia del trabajo técnico del ISM con las investigaciones sociales producidas, Escuela de Gobierno de Políticas Sociales y el acompañamiento del Plan Estratégico de Acción Social (PEAS). También comentó acerca de la articulación en los últimos años junto a otros ministerios de gobierno, universidades e instituciones internacionales, en especial en el ámbito de frontera y protección social.


De la reunión participaron, por el MDS, el viceministro, la directora de Diseño y Planificación, Laura Barrios, la directora de Investigación y Discusión, Cinthia Paola Arrúa, la jefa de Relaciones Internacionales, Fatima Mendez, y la jefa de Estúdio y Difusión, Reveca Chávez. Por el ISM, estuvieron presentes, además del director interino, el jefe de Comunicación, Renan Xavier, y la técnica de Investigación, Carmen García.